quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Redação?!?

Escrever... Tara de muita gente que tem blog. Claro. E declarado. Todos aqui adoramos escrever. Textos, poesias, versos, críticas, novidades, informações, de tudo um pouco. Mas escrever mesmo. Um bom texto. Igual aqueles de escola. Com um tema. Uma redação!?!?!?!

Formas de se escrever. Cada um tem a sua. Eu tenho a minha. Adoro muitas pausas. Pontos e vírgulas são minha sina. E num tem como tira-los de mim. É meu e pronto e ponto.

Também existem os métodos da escrita. Tive professores que me ensinaram a escrever de uma forma, e outros de jeitos complexos. O português é fácil. Mas e em inglês?!?!

Essay (lê-se éssei). Ohhh dificuldade pra aprender. Começo, meio e fim. E com conteúdo, contexto e sem esquecer do miolinho que tem que ter nexo com todo o escrito. Por favor, um inglês legível. Sem "embromassion"!! E o teacher ainda falava que eu escrevia "abrasileirado". Puxa... mas foi assim que eu aprendi na escola!!! Pequenininha. Como vou tirar minha mania?!?!

Adoro redação. Era a parte da prova que eu me dava melhor, tirava as melhores notas. Teve até uma redação que não vou me esquecer nunca. Foi no colegial que a prof. pediu pra relatarmos o cotidiano de um personagem qualquer por um dia, com conversas alheias e tals. Me dei muito bem. Criei uma garota de seus quase 20 anos, estagiária, que saia depois do trabalho e encontrava as outras amigas, também estagiárias, pra um bom papo no botequim do João (não me lembro o nome fictício que dei ao botequim). Só sei que foi a melhor redação da classe. Só que não tirei 10 por ter alguns errinhos de português. ok eu tinha só 15 anos!!!

Escrever sempre foi uma tara mesmo. Coisa minha. De dentro pra fora. Queria saber escrever melhor, mais bonito, mais florido, as vezes mais sério, com palavras difíceis. Queria ser jornalista (uma época da minha vida). Mas também já quis ser veterinária. Virei publicitária. E não sou redatora. Nunca tive ideias geniais. Sou aquela que produz. Manda que eu faço. E se preciso reescrevo, e redijo, e redigito também.

Porque eu adoro escrever. Redação, Essay, Briefing, Blog!!!

Nenhum comentário: